sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Papo Furado com o Administrador 02: R.P.G - Incompriendido por muitos, mas amado por aqueles que sabem jogar

Dados pra que te quero!



Antes de Começarmos, perguntinha padrão.... analise a foto acima e me diga: VOCÊ SABE O QUE É RPG?

Quem disser que RPG é a abreviatura para Reeducação Postural Global pode ter certeza que ou esse cara ta zoando ou realmente nunca jogou RPG de mesa. RPG é a abreviação do inglês para “Role-playing game” que na tradução literal significa “Jogo de Rolagem” ou Jogo de Mesa. 

No geral, RPG é um jogo de interpretação em que você cria uma aventura com um objetivo que deve ser superado pelos seus amigos. É como se os seus colegas estivessem jogando um jogo on-line onde eles podem construir seu personagem à vontade, desbravando algum tipo de mundo que vocês criaram (na maioria das vezes, medieval) e você é o cara que narra à aventura, controlando tudo que acontece desde o cara que diz que há um tesouro guardado por um dragão cuspidor até o próprio dragão cuspidor de fogo que tenta matar os aventureiros (nesse casso seus amigos).


Ou seja, é um jogo de interpretação, em que você finge ser um personagem e usa a sua imaginação de ”n” maneiras possíveis. Quem só está ouvindo isso agora com certeza vai dizer algo parecido com isso: 

- Como posso me divertir jogando um jogo imaginário? Isso é possível? Parece coisa de doido! Eu não acredito que posso me divertir jogando um jogo que só utiliza lápis, algumas fichas e dados!

Eu não culpo quem pensa assim, porque eu também pensava assim. Quando ouvi falar de RPG da primeira vez em minha adolescência eu ficava indignado de como tinha gente que jogava isso e dizia que era tão bom quanto jogar vídeo-game. Então certo dia eu vi uma revista que ensinava a jogar RPG e resolvi me arriscar. Resultado: logo na metade da revista eu já estava entusiasmado para jogar isso com alguém. O sucesso do RPG de mesa se deve ao fato de você poder ser quem você quiser e fazer o que você quiser (é claro que com algumas regras), você pode ser outra pessoa e se divertir com isso, você faz uma roda de amigos e tem a chance de conhecer novas pessoas jogando RPG, você exercita sua imaginação, o RPG de mesa te dá uma liberdade de interação muito maior em um mundo de fantasia que nenhum MMO pode te dá.

Eu jogava muito RPG na minha adolescência, mas hoje eu só jogo de vez em quando, pois meus amigos moram longe agora, mas quando a gente joga, sempre nos divertimos, por isso não tenha medo se alguém disser que RPG é coisa de maluco ou de nerds, pois RPG é um jogo em que você se junta com amigos e curte adoidado e não tem coisa melhor do que zoar junto com seus amigos.

O básico de uma campanha, uma mesa, fichas, dados e é claro colegas dispostos a jogar

Nenhum comentário:

Postar um comentário