sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Gamenation|Metal Warriors|Crítica

As Capas das fitas do snes são nostálgicas, cara!


INFORMAÇÕES DO JOGO


Gênero: Ação
Produtora: Lucasarts
Distribuidora: Konami
Data de lançamento: Abril de 1995
Estória: No ano 2102, o governo terrestre está sob o comando das forças da aliança escura. Guiado por Venkar, a aliança mantém uma sangrenta guerra de cinco anos contra a terra. Mantendo apenas uma equipe de valorosos guerreiros que permanecem em defesa da liberdade...
Equipadas com unidades robóticas avançadas, estes heróis são conhecidos como “Metal Warriors.”

Cuidada! Humano na Pista!!!




De vários jogos de Super Nintendo que marcaram a minha infância, Metal Warriors está entre os melhores na minha lista. Quando ele foi lançado foi na época em que sempre havia novidades no mundo dos games, não que jogar com robôs e detonar outros robôs fosse novidade, mas um jogo em que o personagem principal (você) na realidade é um ser humano que pilota um robô e a qualquer hora ou quando a situação mandar, você pode ABANDONAR o seu robô e usar outro totalmente diferente daquele que você tinha já era uma grande novidade. Isso sem falar no modo VERSUS que rende uma boa diversão (ou vontade de esganar o seu rival, se ele souber todos os macetes e você não) e uma história bem divertida com direito a ótimas animações estilo anime (o que era raro para consoles de apenas 16 bit). Esses elementos fazem de Metal Warriors um ícone em se tratando de jogos em que o tema é robôs gigantes. 

VERSUS MODE - memorize o terreno e o jogo está quase ganho!


IMPRESÕES DO JOGO

 Como vimos acima a estória de Metal Warrios é bem light e até um clichê, mas isso não empobrece o jogo de forma nenhuma, as vezes, você pode se divertir com uma estória simples do que com uma estória gigantesca, cheia de regras que só o cara que fez o jogo entende.
Em seguida nos temos os cenários, muito bem feitos e coloridos. Nessa parte os designers da Konami capricharam bem, pois as missões acontecem em várias partes do mundo como, por exemplo: selvas, neve, cidades e no espaço. Também temos batalhas dentro de fábricas, a que mais chama a atenção é famosa fábrica de fundição onde os robôs são feito. Minha única crítica nessa parte do cenário é o fato que falta elementos no cenário para nos mostrar o tamanho real dos robôs, eu quando jogo tenho a impressão que eles não são maiores que uma pessoa normal. Nós só temos uma idéia do tamanho deles nas cenas animadas do jogo e quando os pilotos estão fora dos robôs, um ponto a ser observado é que eles (incluindo você também) têm o tamanho de uma mosquinha se comparado a qualquer robô. 
As missões são muito bem elaboradas, ora você tem que invadir com seu robô e detonar os inimigos, hora você tem que destruir o controle da nave invasora ou hora você deve ir sem está pilotando o robô para desligar alguma máquina. O último é o momento mais clímax do jogo porque qualquer coisa pode te matar de uma vez só.

Agora vem o elemento fundamental e foda do jogo: OS ROBÔS. Meu cada robô é diferente do outro e não estou falando só dos poderes, mas o que chama a mais a atenção são as formas deles que vão desde um robô humanóide até um robô com aspecto de animal. O fato de você poder abandonar seu robô e poder controlar outro que está estacionado é justamente para você testar cada habilidade que um tem de diferente do outro. O legal é que quando você troca de robô os controles mudam totalmente, o botão que atira, defende, salta e até o que se movimenta muda completamente dependendo do tipo do robô. Abaixo, uma lista dos robôs do jogo:


A diversividade dos robôs foi o ponto principal do jogo!



Havoc: eu o considero o mais simples do jogo. Ele possui uma metralhadora, um escudo com uma resistência média, uma corrente com lâmina para ataques a curta-distância, jatos que fazem voar um pouco sob a terra e que servem também para ele dá um longo dash.

Ballistic: ele parece uma bola de futebol, mas as aparências enganam. Ele tem uma metralhadora igual a do Havoc, mas possui um canhão de plasma que se você segurar o botão ele dispara uma bola de energia poderosa. Uma vez que ele se move rolando, isso faz dele um dos robôs mais rápidos do jogo. Ele também tem uma versão do famoso giro do Sonic que serve para se lançar contra os inimigos causando muito dano ou para alcançar áreas muito altas. 

Prometheus: a máquina de guerra do jogo e também o meu favorito, esse robô tem um arsenal que faz inveja ao rambo. Ele tem um míssil que se fragmenta e tira grande dano quando acerta em cheio, minas explosivas que flutuam para pegar inimigos voadores, um lança-chamas que torra qualquer um que se aproximar dele, isso sem falar da blindagem dele que reduz e muito o dano, mas também reduz a sua velocidade, ele é o robô mais lento do jogo e ele não é capaz de pular, mas não tem problema, pois ele tem a capacidade de criar blocos que servem para fazer pontes caso tenha um buraco logo a frente dele.

Drache: uma mistura de estrela do mar com óvni, eu considero ele o robô mais rápido do jogo, ele está sempre voando e pode se mover em todas as direções, porem ele não é muito bom em combates abertos, mas ele tem um poder único e muito apelão que compensa a sua limitação em combate, você voa até o alto e depois cai como se fosse um meteoro em cima do seu inimigo, meu, isso destrói na hora qualquer robô, até Prometheus que é osso duro de roer é destruído instantaneamente com essa manobra.

Spider: acredito que esse robô foi criado como se fosse um espião ou assassino, ele pode se pendurar pelas paredes, ficar invisível, disparar teias que paralisam o inimigo e possui um ferrão veloz que causa bastante dano.

Nitro: é o primeiro robô que você começa, é o mais balanceado entre os outros, possui a capacidade de voar, criar uma barreira protetora, um rifle e um sabre de luz. Acredito eu que ele foi inspirado no anime Gundam.

Outra coisa que marcou foi às cenas animadas. Cara eu até hoje imagino como deve ter sido difícil para os caras fazerem uma animação em 16 bits naquela época. Ficou muito bem feito, gostei muito.
Já a trilha sonora eu achei média. Quebra a monotonia, mas não achei aquela “coisa” toda. Já os barulhos que os robôs e as máquinas fazem ficaram bem feitos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em resumo Metal Warriors é um dos melhores jogos de robôs já feito para o snes, eu me lembro da minha infância quando jogava dia após dia tentando zerar esse jogo que ficou guardado na minha memória. Eu recomendo esse jogo para todos.

Nível de Satisfação: Ótimo

As animações são iradas!

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